segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Palavras do Mestre

Para mim, o maior dramaturgo de todos os tempos foi sem dúvida William Shakespeare (1564 - 1616). Suas peças tem temáticas atuais e de fácil adaptação a realidade, além de serem conhecidas universalmente. Quem nunca ouviu falar no amor de Romeu e Julieta, nas crise existencial de Hamlet (ser ou não ser, eis a questão), na sede de poder de Macbeth, no ciúme doentio de Otelo, nas confusões de Sonho de uma Noite de Verão, enfim é melhor parar por aqui, pois tão grande quanto à genialidade de Shakespeare, está o número de obras. Nestes tempos de "Gripe" nada melhor que ir à uma biblioteca e retirar uma das obras desse mestre, para encher de poesia e questionamentos a nossa alma, viajar por épocas antigas e mágicas sem sair do conforto do nosso lar, e sem correr o risco de contágios indesejados. Abaixo algumas palavras do "titio" Shakespeare. Boa Leitura!


Ato de Representar

"Que a discrição te sirva de guia; acomoda o gesto à palavra e a palavra ao gesto, tendo sempre em mira não ultrapassar a modéstia da natureza, porque o exagero é contrário aos propósitos da representação, cuja finalidade sempre foi, e continuará sendo, como que apresentar o espelho à natureza, mostrar à virtude suas próprias feições, à ignomínia sua imagem e ao corpo e idade do tempo a impressão de sua forma. O exagero ou o descuido, no ato de representar, podem provocar riso aos ignorantes, mas causam enfado às pessoas judiciosas, cuja censura deve pesar mais em tua apreciação do que os aplausos de quantos enchem o teatro".

Hamlet - William Shakespeare.

Um comentário:

  1. Será a vida uma eterna contradição?....
    ...não sabemos...
    ...mas, ao menos, algumas "poucas" almas conseguem perceber a "transvalorização" dos princípios em nosso meio, e lutam bravamente para tentar "acordar" os futuros "homens e mulheres" que aqui se encontram!
    Se 10% dos atores que se dizem grandes, atuassem realmente... se 10% das pessoas que se dizem interessados por arte e afins, realmente se interessassem pelo que é verdadeiro, nosso "meio" seria um pouco melhor.
    Mas a grande maioria, prefere acreditar em valores "artificiais" implantados pelos meios de comunicação mais "conhecidos", e não percebem os grandes valores que temos por aqui, bem pertinho!
    Até mesmo, alguns que citam o grandioso Shakeaspeare, ás vezes citam, somente para passar uma boa impressão aos demais, mas no fundo nem sabem o que estão dizendo!
    Mas você, não é assim...
    você não caiu na "teia" da "transvalorização"...
    você tenta mostrar o simples, o belo, o verdadeiro, através de teu trabalho e tuas palavras... ...é difícil, é tortuoso, mas é nobre!
    E você sabe o que está dizendo, quando cita Shakespeare, e o melhor de tudo, além de saber e sentir, tenta passar tudo isso pros teus alunos, para que eles consigam, como você, compreender, enxergar, aprender, e crescer com o "pouco" que fazem! E isso é muito importante!
    Parabéns!!! Continue assim, firme e forte, nunca desista de mostrar a verdade, e de tentar ampliar os horizontes destas pessoas! Pois são trabalhos assim, que engrandecem a sociedade, e é isso que está em grande falta no momento em nosso "meio".
    Espero que mais pessoas consigam enxergar este trabalho grandioso que você está fazendo...
    ...mas uma coisa é certa, o nosso "grandioso" Shakespeare, onde quer que esteja,(talvez em algum grande palco, iluminado por anjos que respiram paz, amor e sabedoria), com certeza ele, já percebeu a tua existência, pois deve ser ele mesmo, quem te dá tanta força e inspiração!

    Será a vida uma eterna contradição?....
    O que é belo é tratado como feio...
    O que é feio é tratado como belo...
    ...quem possui olhos sempre abertos, ás vezes, nada enxerga...
    ... ás vezes, quem fica um breve instante de olhos fechados, consegue ver o universo!!!
    Será a vida uma eterna contradição?....
    Não sabemos, mas vamos continuar lutando para resgatar os valores perdidos com essa “modernidade” que criaram pra nós!

    Parabéns!... e siga em frente... sempre!!!

    ResponderExcluir