Foi lançada no dia 25 de agosto, pela Cléa Escosteguy (nossa Primeira Dama), a Campanha de Doação de Brinquedos de Esteio. A iniciativa tem como objetivo arrecadar brinquedos e doar para as crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade no nosso município, que são muitas. Então não nos custa nada dar uma olhada nos armários, dentro de caixas, enfim, procurar nos nossos lares aqueles brinquedos tristes e esquecidos, que merecem mais uma chance de fazerem uma crinça feliz! Tenho certeza que o pessoal do Teatro vai fazer um esforço extra para doar muitos brinquedos. Ajudem a divulgar essa campanha, pois quanto mais pessoas ficarem sabendo, mais brinquedos serão doados. Os postos de arrecadação estarão por toda a cidade: nas escolas, mercados, etc. Vamos lá pessoal! Ajudem uma criança a sorrir!
domingo, 30 de agosto de 2009
sábado, 15 de agosto de 2009
Fim
A palavra fim é tão drástica que sempre parece algo ruim. No entanto, o fim a que me refiro é o das férias das Oficinas de Teatro. Finalmente a partir do dia 17 voltaremos a nos reunir. Este fim, na verdade, será o início de muitas coisas novas, idéias, propostas, projetos, etc. O bom é que estaremos com o ânimo renovado e com todas as energias disponíveis. Este é o lado positivo da palavra fim...fim da saudade...fim da espera...fim da distância...enfim estaremos todos juntos novamente!!! Que bom! Pois tudo que gostamos nos é custoso de distanciar, e nesses meses formamos uma verdadeira família, criamos muitos laços, não fazemos apenas teatro naquele horário destinado para isso, é algo que nos acompanha todos os dias, todas as horas.
O grupo sempre nos acompanha e sempre nos acompanhará, por mais que algumas pessoas não voltem, o que é algo esperado, compromissos surgem, prioridades mudam. O importante é aproveitar ao máximo os momentos que temos juntos, pois nunca um encontro será igual ao outro, por mais que estejamos entre as mesmas pessoas elas não estão sempre da mesma maneira. Com certeza temos que guardar na lembrança as pessoas especiais que passaram pelo grupo, que deixaram sua marca e das quais sentiremos grandes saudades... Suellen... Flávia... Gilberto... Luís Otávio... estes os mais recentes...boa sorte em seus novos projetos, e até algum dia! Espero que a gente volte a pertencer ao mesmo grupo! Saudade...que este fim não vai sanar!
Deixando a choradeira de lado, espero todos vocês! Tanto o pessoal concentrado da Oficina de Teatro da Casa de Cultura, quanto o pessoal falante da Oficina de Teatro do Programa Integrado! Que a força esteja com vocês!
Ah! E cuidado com a GRIPE!
Bom retorno!
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Fotos dos Cirandeiros do Programa Integrado
Essas são as fotos da performance apresentada no dia 4 de junho de 2009, na Feira do Livro de Esteio. A idéia era alegrar o público que visitava a feira. Os "Cirandeiros" interagiam com o público, fazendo-se ora de espelhos, ora de sombras, enfim utilizando a imaginação. Por fim, eram chamados ao som do pandeiro para uma roda, onde em pequenos grupos declamavam poesias e versinhos, além de cantar cantigas de roda. Encerramos com a música do Cirandeiro, que ficou mais alegre e bonita com a participação do pessoal da Capoeira, que ajudou na percussão. Foi um momento mágico, ímpar, de resgate da essência do teatro... que nada mais é que brincar...fazer-de-conta... e divertir.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Palavras do Mestre
Para mim, o maior dramaturgo de todos os tempos foi sem dúvida William Shakespeare (1564 - 1616). Suas peças tem temáticas atuais e de fácil adaptação a realidade, além de serem conhecidas universalmente. Quem nunca ouviu falar no amor de Romeu e Julieta, nas crise existencial de Hamlet (ser ou não ser, eis a questão), na sede de poder de Macbeth, no ciúme doentio de Otelo, nas confusões de Sonho de uma Noite de Verão, enfim é melhor parar por aqui, pois tão grande quanto à genialidade de Shakespeare, está o número de obras. Nestes tempos de "Gripe" nada melhor que ir à uma biblioteca e retirar uma das obras desse mestre, para encher de poesia e questionamentos a nossa alma, viajar por épocas antigas e mágicas sem sair do conforto do nosso lar, e sem correr o risco de contágios indesejados. Abaixo algumas palavras do "titio" Shakespeare. Boa Leitura!
Ato de Representar
"Que a discrição te sirva de guia; acomoda o gesto à palavra e a palavra ao gesto, tendo sempre em mira não ultrapassar a modéstia da natureza, porque o exagero é contrário aos propósitos da representação, cuja finalidade sempre foi, e continuará sendo, como que apresentar o espelho à natureza, mostrar à virtude suas próprias feições, à ignomínia sua imagem e ao corpo e idade do tempo a impressão de sua forma. O exagero ou o descuido, no ato de representar, podem provocar riso aos ignorantes, mas causam enfado às pessoas judiciosas, cuja censura deve pesar mais em tua apreciação do que os aplausos de quantos enchem o teatro".
Hamlet - William Shakespeare.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Fotos do Espetáculo Cirandeiros em Cena
Estas fotos são de duas apresentações: uma na 9a. Festa da Cidadania do Centro de Formação Tereza Verzeri e a outra na Escola Tomé de Souza. Tratava-se de pequenas cenas desenvolvidas a partir da idéia do Cirandeiro: A Família de Cirandeiros, A entrevista, A namorada do Cirandeiro, Os falsos Cirandeiros, O acampamento (onde os personagens das cenas anteriores se encontravam para conhecer o verdadeiro Cirandeiro). E para encerrar nada melhor do que cirandar...
Assinar:
Postagens (Atom)