quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Reflexões sobre a Mostra PIIS

As Mostras são sempre surpreendentes. Cada ano que passa, cada grupo que apresenta, mostra que nossos queridos alunos/atores evoluem muito de uma para outra.
O clima de ajuda mútua é muito bonito, é um grupo maquiando o outro, é uma pessoa emprestando a camiseta para outro, e assim vamos nos harmonizando para o grande momento: pisar no palco e enfrentar a platéia.
O primeiro grupo a se apresentar foi o do CMECIS Pedreira com a peça "Escola de Princesas". As meninas desde que chegaram foram paparicadas pelos outros grupos, pois realmente vestiram o personagem e estavam umas princesas. Nenhuma delas tinha tido aquela experiência anteriormente e arrancaram risos, lágrimas e muitos aplausos da platéia. 
Depois veio o Grupo NOX com a corajosa peça "Como eu queria...mas não posso!". Corajosa, pois foi totalmente criada por eles a partir do estudo dos 10 direitos da criança; corajosa, pois era densa e dramática, corajosa, pois tiveram que expôr suas vivências ali no palco. Conseguiram atingir seu objetivo: a platéia deve estar refletindo até agora sobre os casos de violação de direitos apresentados. 
Por último veio o Grupo Lumus com "A Busca" texto extraído do livro "A Canção dos Direitos da Criança", texto de Elifas Andreato com músicas de Toquinho. Acho que a palavra certa para o Grupo Lumus é Encantamento, pois a platéia embarcou na história do aviador que busca seu tesouro perdido. A superação, a vontade e a união foram sem dúvida encantadoras.
Ver o crescimento dos educandos de um ano para o outro é impressionante. Lembro do ano passado que o Grupo Lumus maquiava o Grupo NOX, e vejo este ano o Grupo NOX se maquiando e maquiando o Grupo do CMECIS Pedreira. É um orgulho.
Sei que esta experiência de pisar no palco é muito maior do que o ato em si, pois reflete no cotidiano dos educandos, reflete em suas vidas, na maneira como percebem o mundo e interagem nele. Pessoas que eram extremamente introvertidas, hoje se expressam e ajudam os outro a se expressarem. Por isso, digo e repito, esse trabalho... não tem preço, a satisfação em perceber o crescimento dos educandos... não tem preço, e ver o brilho de seus olhos recebendo as palmas da platéia emocionada.... não tem preço!
Grupo CMECIS Pedreira

Grupo NOX

Grupo Lumus

Educandos das Oficinas de Teatro 2012 do PIIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário