quarta-feira, 29 de julho de 2009

Você conhece um cirandeiro?





Você conhece um cirandeiro? Você já viu um? Foi assim que se iniciou o trabalho de criação de cenas dos grupos que fazem Oficina de Teatro. Juntos descobrimos que o Cirandeiro é um adulto que organiza a ciranda e canta cantigas de roda, que é um ritmo que vem de Portugal, e é bem popular em Pernambuco e em outras partes do Nordeste. A partir disso e da criatividade das pessoas surgiram várias histórias sobre o Cirandeiro que puderam ser vistas na 9a. Festa da Cidadania e Solidariedade e também na Escola Tomé de Souza. Por outro lado o grupo do PIIS (Programa Integrado de Inclusão Social), se transformou em vários Cirandeiros que alegraram o pessoal que visitava a Feira do Livro de Esteio.
E é aí que está a magia do Teatro, por mais que o ponto de partida seja o mesmo, o processo e o resultado serão sempre diferentes! Uma apresentação jamais será igual a outra, pois uma platéia nunca é igual a outra, nós estamos sempre mudando, e é aí que está a graça...tornar novidade algo que ensaiamos e conhecemos profundamente.
Então a partir de hoje, se você ouvir falar em um tal de cirandeiro, não tema! A única coisa que ele quer arrancar de você é um simples e sincero sorriso!

Um comentário: